No ano que precede a Copa do Mundo no Brasil, várias oportunidades surgem para alavancar os negócios. Porém, a falta de planejamento na comunicação interna pode gerar insatisfação e desmotivar parte dos funcionários e com isso pode colocar as estratégias de crescimento a perder. Para obter resultados mais satisfatórios, é essencial promover ações de sensibilização no ambiente de trabalho e garantir profissionais mais motivados e comprometidos. Saber como se comunicar com os colaboradores faz muita diferença na produtividade, na qualidade dos produtos, no clima organizacional e, consequentemente, a atitude gera mais confiança e credibilidade nos serviços prestados.
No que o clima do mundial a ser realizado em nosso País pode contribuir para alavancar o endomarketing dentro das organizações? Primeiramente, a Copa é uma chance de aproveitar a euforia dos profissionais com a seleção para incentivar o trabalho em equipe, a liderança, o comprometimento, a vencer obstáculos e a superarar os momentos de crise ou de pressão.
Em segundo lugar, é um aliado para promover a integração entre as equipes, pois atividades relacionadas aos jogos ajudam a aproximar pessoas de áreas diferentes da companhia e até mesmo aqueles que trabalham próximos, mas que não têm muito contato no dia a dia. Vale destacar que o evento reforça atributos como planejamento, organização e diplomacia.
Para estimular seus empregados a vestirem a camisa da sua empresa, é importante apostar em campanhas, jogos internos, premiações, bolões para passar as mensagens aprendidas com o evento esportivo. Além disso, o uso de jornais e boletins internos, newsletters, intranet, murais, eventos, concursos, caixas de sugestões, dentre outras formas de levar informações, são úteis para promover a inclusão de todo corpo funcional da organização.
Obviamente, a utilização desses recursos de informação devem ser elaborados de forma que seja atrativo, envolvente e, principalmente, de maneira a atender às exigências do perfil de seu público interno e alinhá-lo com as estratégias da empresa. A comunicação eficaz pressupõe uma via de duas mãos, portanto, todos – da alta administração até os postos na base da pirâmide – devem fazer parte dela.
Empregar elementos que envolvem o tema futebol dentro do mundo corporativo é uma forma de estimular a união de todos em torno de um mesmo objetivo e de promover a interação entre os vários setores da empresa, como também, a boa convivência dentro da organização. Essas atitudes refletem em lucratividade e em mais qualidade nos produtos oferecidos.
Infelizmente, apesar de todos esses benefícios, muitos empresários ainda não perceberam a prioridade da comunicação interna nos dias de hoje. Não se deram conta de que é preciso encontrar um canal para informar, persuadir, envolver e motivar seus funcionários e alavancar seus negócios.
É fundamental que o líder lembre-se que uma opinião negativa dos colaboradores e mal informados pode causar danos irreparáveis à organização, pois em época de internet, mensagens instantâneas, twitter, blogs e redes sociais, a “rádio peão” é o seu principal porta-voz.
Não se esqueça de que a comunicação interna é um valioso instrumento para o meio corporativo, que serve para motivar e integrar o público interno, bem como orientá-lo sobre a cultura organizacional do local de trabalho e na disseminação do conhecimento entre os profissionais.
Portanto, levar informações seja por e-mail, mural ou entrega de informativos impressos são essenciais para melhorar o relacionamento entre empregados e empregador. Colaboradores, que “vestem a camisa” da empresa e sentem que fazem parte do “time”, são os seus maiores propagadores. Esse sentimento e o cotidiano organizacional fluirá de maneira positiva, se existir uma boa comunicação interna.
(Márcia Brandão, jornalista)
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