quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Japão bate o maior recorde de velocidade ferroviária de todos os tempos

A tecnologia japonesa volta a surpreender o mundo! Desta vez com o novo recorde de velocidade atingido por seu novo trem de levitação magnética. Ele conseguiu bater a velocidade de 500 km/hora, durante seus primeiros testes. Este é possivelmente o mais rápido e estável trem da história.
Uma vez concluídos os testes e ajustes, o que deverá ocorrer em meados de 2014, terão início as obras destinadas a construção da via que unirá as cidades de Tóquio e Nagoya. Os trilhos deverão ser entregues em 2017.

A via não é compatível com os trens atuais e a rota prevê trechos subterrâneos que passam por baixo da capital, além de outros que atravessarão os Alpes Japoneses.
Tudo isso gera um custo aproximado na casa dos 100 milhões de dólares. A previsão é iniciar a fabricação de 10 outros vagões no princípio de 2015 e adicioná-los aos 4 já existentes, gerando um trem de 300 metros de comprimento.


E aí vem um segundo recorde, o de trem no mais longo de toda a história ferroviária. Uma vez em funcionamento, a travessia de 286 quilômetros que separa as duas cidades será feita em apenas 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário