terça-feira, 31 de maio de 2016

Sprinter procura atletas reais para suas campanhas publicitárias

Sprinter procura atletas reais para suas campanhas publicitárias

A cadeia de distribuição Sprinter artigos esportivos está à procura de verdadeiros atletas que querem para estrelar seus próximos campanhas publicitárias através de uma iniciativa chamada #PreparadosListos, profissionais do desporto Maitane como Nerea Perez Lopez e UD Levante, Chantal Moros, squash campeão europeu, ou José Ferreras campeão 'estilo livre' do futebol mundial, entre outros, já aderiram ao programa. Eles foram os protagonistas da marca banheiro última campanha.
"A melhor maneira de representar o valor de viver atleticamente refletindo a filosofia da marca Sprinter é mostrar nossos produtos e estilo de vida através verdadeiros atletas de qualquer nível e idade", disse ele em um comunicado Anjo Segarra, CEO a companhia. 
Os atletas interessados ​​podem se inscrever enviando um e-mail para preparadoslistosfoto@sprinter.es , contando sua experiência com esportes e enviar os seus dados pessoais junto com fotografias. Sprinter busca para reunir a maior comunidade de atletas vivos reais atleticamente e quer para se conectar com o mundo da moda.

Arena Mídia lança tendências agregador

Arena Mídia lança tendências agregador

web é estruturada através de blocos com estudos dos maiores especialistas de tendências em todo o mundo (o mesmo de mídia Arena, mas Deloitte, Carat, Havas Media, Millward Brown, Edelman, eMarketer, GFK ...). Ele também inclui um filtro de pesquisa que localiza os relatórios onde as tendências são coletados com o maior impacto na época.
Este projecto, desenvolvido inteiramente por seu departamento de planejamento estratégico, criado com o mesmo nome da série de palestras ministradas por profissionais da agência, chamado Arena Tech & Trends. 
González Alfonso Callejas, chefe da área estratégica da empresa observa que "na Arena de mídia aprendemos dia após dia para sempre apenas tornar-se oportunidades de negócios e de comunicação para marcas com quem trabalhamos; Ele também nos permite identificar rapidamente ameaças que possam surgir ou estão enfraquecendo padrões de clientes de comunicação e de negócios, apesar de estar operando em diferentes setores e indústrias ".
- See more at: http://www.marketingnews.es/b2b/noticia/1098564028305/arena-media-lanza-un-agregador-de-tendencias.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE CERVEJA PISCA OLHO AO TARGET FEMININO (COM VIDEO)

cerveja

A APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja está a lançar uma nova campanha de publicidade que tem como figura central mulheres que não têm problemas a assumir o gosto pela cerveja. Sob o mote “ Quando Gosto, Não Mudo”, a campanha estará presente em imprensa, na internet e em mupis, em duas vagas, entre Junho e Setembro. Esta acção consiste na adaptação da campanha Love Beer, promovida pela associação europeia do sector, The Brewers of Europe. Como explica Francisco Gírio, secretário-geral da APCV, “até agora as nossas campanhas publicitárias focaram-se no papel que o sector cervejeiro tem para a economia nacional. Mas chegou o momento de nos dirigirmos aos consumidores, com mensagens diferentes das que são transmitidas pelas marcas comerciais”.



COMON ASSEGURA MARCAS DA L’ORÉAL

loreal

A ComOn passou a assumir a gestão digital das marcas L’Oréal Professionnel, Kérastase, Redken, Matrix e ESSIE, que integram a divisão de produtos profissionais da L’Oréal Portugal. “Acreditamos que esta parceria nos trará sinergias para projectos transversais às marcas e sobretudo aos nossos clientes e consumidores. Teremos que ser audazes na busca de novas oportunidades de negócio e soluções cada vez mais inovadoras”, justifica Cátia Martins, directora geral da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal Portugal.

Exxon Mobil fará pausa no Prêmio Esso de Jornalismo em 2016

Exxon Mobbil anunciou que premiação de jornalismo será suspensa neste ano. (Foto: Reuters)

A ExxonMobil informou que suspendeu a produção do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, antigo Prêmio Esso, e que vai revisar o programa de premiação.

"A companhia vai reavaliar o formato da premiação de modo a contemplar tanto as tradicionais quanto as novas formas em que o jornalismo vem sendo exercido no Brasil", disse a companhia, responsável pelo prêmio.

Nos últimos 60 anos, mais de 33 mil trabalhos jornalísticos foram julgados e mais de 1.000 prêmios foram distribuídos aos profissionais da imprensa, segundo afirma o comunicado.


5 recursos de marketing digital que sua empresa precisa implementar


Não é mais segredo que o marketing digital veio pra ficar, agora é hora de usar isso a favor da sua empresa.
O marketing digital vai além de ter um site e uma conta no Facebook para divulgar sua empresa. 90% das empresas já fazem isso (a maioria de maneira medíocre, mas fazem). E aquelas que nem isso tem, estão só adiando o inevitável.
Estabelecer o marketing digital da sua empresa é construir um estrutura que vai atrair novos clientes e mostrar como os seus produtos e serviços são incríveis.

1 - E-mail marketing

Todo mundo tem e-mail, seja profissional ou pessoal e usa esse recurso diariamente para se comunicar com pessoas e empresas.
O que nem todo mundo sabe é como usar essa ferramenta para se comunicar com seus clientes de maneira agradável e sem ser inconveniente.
Para usar o e-mail marketing para melhorar o relacionamento com seus clientes e prospects, você vai precisar dos seguintes itens:

Ferramenta de disparo de e-mail

Não é possível ficar enviando e-mails manualmente pra todo mundo que se inscrever para receber seu conteúdo. Pode ser fácil no começo, mas depois de algumas dezenas de pessoas será impossível.
Por este motivo, uma ferramenta de disparo de e-mail vai fazer esse trabalho sujo de forma automática e isso com certeza vai facilitar a sua vida.
Algumas ferramentas que você pode usar são:
Mailchimp – Uma das mais utilizadas ferramentas do mercado. Simples de criar suas campanhas e tudo em português.
Quanto custa? É gratuito até 1200 contatos na sua lista, depois vira pago, mas é barato se comparado a outras ferramentas.
Link de acesso (link afiliado) – Criando uma conta através deste link você ganha mais 30 $ para experimentar os recursos pagos.
Aweber – Ferramenta com opções avançadas e muitos recursos.
É usado em larga escala e costuma ser bem elogiado. Eu pessoalmente não vejo grande vantagem em relação ao MailChimp, mas é bom ter uma segunda opção.
Quanto custa? Gratuito para testar por 30 dias, depois o plano básico custa 15 $ por mês.

Lista de e-mail

A lista de e-mail é simplesmente a lista de contatos das pessoas interessadas em receber seus e-mails. As ferramentas de e-mail marketing conseguem gerenciar quem entra e quem sai da sua lista. O usuários normalmente se cadastram através de formulários no seu site e blog.

Importante!

Jamais compre listas de e-mail que espertalhões vendem. Essas listas são garimpadas de qualquer lugar e não tem exclusividade nenhuma, logo essas pessoas estarão recebendo SPAM de você e mais outras tantas empresas.
Isso só vai enfurecer os usuários e eles podem reportar seu domínio como spammer (aí você terá problemas até para mandar os e-mail sérios).
Você precisa construir sua lista com pessoas que querem mesmo receber conteúdo seu, isso nos leva ao próximo ponto...

2 – Conteúdo animal

Depois que você conquista a atenção da pessoa que quer receber seus e-mails, você precisa entregar algo de valor, que ajude a pessoa de alguma forma relacionada aos seus produtos e serviços.
Empresas caem na besteira de entulhar a caixa de entrada alheia como e-mails inúteis ou pouco úteis que gritam como: “Olha como nossa empresa é incrível”, “Olha como nossos produtos são genéricos e chatos”, “Ei! Quer uma propaganda ai?”, “Compre isso aqui sem eu nem te mostrar pra que serve essa porcaria”, e por aí vai.
Pensa comigo.
Você evitou a tentação de comprar uma lista de e-mail de terceiros, teve um trabalhão para conseguir gente interessada em receber seus e-mails para agora estragar tudo enviando e-mails ruins...
Nada bom. Não faça isso.
O que você precisa entregar é conteúdo que ajude as pessoas de uma forma relacionada com os seus produtos e serviços!
Crie uma rotina e envie coisas úteis como artigos, vídeos, e-books, dicas, palestras, etc.
Isso vai tornar o seu conteúdo relevante para o público e vai ajudar você a vender seu peixe mostrando do que você é capaz.
Se você tem um salão de beleza, pode criar conteúdo como:
  • Os cortes de cabelo ideais para cada formato de rosto
  • 10 penteados para ficar linda nesta estação
  • 3 rituais de beleza para rejuvenescer a pele do rosto
Se o caso é uma escola de inglês, envie conteúdo como:
  • Quais são os falsos cognatos e como evitá-los
  • 30 frases em inglês que você precisa conhecer para sua viagem de negócios
  • Os 12 erros mais comuns que você pode cometer quando está aprendendo inglês
Não é tão difícil pensar em conteúdo para o caso da sua empresa.
Seja útil para seus leitores antes de vender seus produtos e serviços!

3 – Presença online

Você já deve ter um perfil para sua empresa no Facebook, mas se não tem deve criar um agora mesmo!
Se ainda não tem, crie uma página agora mesmo clicando aqui!
Certifique-se de criar uma Fan-page (ou página) e não uma conta de usuário! Este é um erro bem comum que empresários cometem e faz com que eles pareçam bem amadores. Não cometa este erro também.
Se você já cometeu o erro de criar uma conta de usuário para sua empresa, ainda dá tempo de se redimir sem perder os fãs que já tem lá.
Migrar sua conta de usuário em uma página (Fan-page):
Você vai perder o conteúdo postado, mas vai garantir que as pessoas que eram amigos da conta de usuário virem fãs da nossa página.
Facebook é a mídia social mais utilizada, mas há outras que você deve estar presente com o seu negócio dependendo do tipo de ramo de atividade e público-alvo.
As principais são:
Google+ (pessoas e empresas)
Twitter (Micro blog)
Instagram (Foco em imagens e gráficos)
LinkedIn (Rede social de empresas e profissionais)
Pinterest (Foco em imagens e gráficos)
Tumblr (Blogs)
Lembre-se que o fundamento do marketing digital é estar presente no mundo digital, mas não só ocupando espaço e sim fornecendo algo útil para as pessoas.

4 – Site inteligente

Eu já citei lá no início que a sua empresa tem que ter um site, mas é sempre bom reforçar a ideia.
A sua empresa tem que ter um site!
Não existe presença digital sem que haja um site. Se as pessoas não encontram sua empresa na internet, é por que ela não existe.
E não é esta imagem que você quer passar, não é?
Porém, existe uma diferença entre ter um site e ter um site inteligente!
O site inteligente tem as seguintes características:
  • Painel de controle onde você consegue editar as páginas e conteúdo sozinho.
  • O site inteligente é preparado para ter mais destaque nas pesquisas do Google que vai levar mais público interessado para o seu site inteligente.
  • Ele é desenvolvido com linguagem robusta que traz mais segurança (para evitar invasões de hackers), rapidez (menor tempo de carregamento) e usabilidade (recursos que facilitam a vida do usuário).
  • Integração fácil pra coletar as estatísticas de acessos de visitantes.
  • Layout responsivo, que permite que usuários em tablets e smartphones também tenham uma boa experiência navegando pelo seu site.
  • Integração com seu blog e redes sociais.
Existem milhares de desenvolvedores e empresas que vão ficar felizes em ajudar sua empresa a ter um bom site.
Uma delas é a Revolutia, que eu recomendo não só por fazer parte, mas por acompanhar de perto o trabalho bem feito ;)

5 – Blog

Uma excelente forma de mostrar o quanto você tem de conhecimento ou quanto sua empresa é boa é criando um blog útil para o público-alvo (de onde vão surgir seus clientes).
O blog da sua empresa precisa estar integrado ao seu site para ser de fato, integrado com a marca da sua empresa.
O blog da sua empresa é algo que vai consumir tempo, mas deve ser feito desde já para que você crie um ritmo adequado e aprenda o que dá certo e o que não dá certo.

Os tipos de conteúdo que pode ter no seu blog

  • Dicas - Parecido com o que você vai usar nos seus disparos de e-mail
  • Vídeos – Pessoas adoram vídeos.
  • Bastidores – O que tem de legal na sua empresa pra ser mostrado?
  • Podcasts – Ótima maneira de transmitir conhecimento, ouça por exemplo o Gestão Inteligente Podcast
  • Infográficos – Quem não gosta de gráficos bem produzidos que tenham informações úteis?
  • Entrevistas – Quem são os pensadores da sua indústria? Entrevistas com escritores ou grandes nomes fortalecem a reputação da sua empresa.

3 pontos de atenção para seu blog dar certo

  • Periodicidade – Tem que haver certa regularidade, de preferência diária, mas no mínimo semanal para não juntar poeira e afastar o público
  • Qualidade – Deve existir uma preocupação com a ortografia, coerência dos textos e qualidade geral da produção do conteúdo (vinhetas, design, imagens, etc). É a imagem da sua empresa que você está apresentando.
  • Vender! Vender! Vender! – Você deve utilizar menos possível o blog para fazer sua propaganda e o mais possível para trazer informações úteis. A proporção ideal é no máximo 20% para autopromoção e 80% para conteúdo útil.

Conclusão

marketing digital abre muitas oportunidades para sua empresa criar diferenciais e superar a concorrência, mas não é tão simples arrancar resultados.
O lado bom pra você é que muita empresa está atuando no marketing digital “nas coxas” e se a sua empresa se posicionar com qualidade e conteúdo de fato, eu tenho certeza que ela vai gerar ótimos resultados.
Concentre-se no seu público.
Estabeleça a presença online da sua empresa.
Ensine o que você sabe!
Resolva os problemas dos seus clientes!
Deixe um comentário abaixo, eu quero saber por onde você vai começar!
Quero que o marketing digital mude a sua empresa para melhor, quero que este seja o início de uma revolução dentro da sua empresa.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Instagram testa analytics para utilizadores empresariais

Instagram testa analytics para utilizadores empresariais

O Instagram recentemente atualizou seu aplicativo para todas as plataformas, trazendo uma nova aparência em preto e branco e ícones com design reformulados. Agora, temos mais algumas informações sobre outra atualização, onde a empresa está testando análises detalhadas que serão exibidas diretamente no aplicativo.
Algumas imagens vazaram do aplicativo, e alguns usuários do Instagram podem ver uma nova atualização que permite ter acesso a algumas análises de seus perfis. As novas análises são para os usuários que se inscreveram para uma conta do Instagram for Business.
Os dados estatísticos do Instagram ainda não têm uma data para serem liberados (Reprodução/Later)

Os donos de contas comerciais serão capazes de acessar essas análises clicando no botão de estatísticas no topo do app. O recurso dará aos usuários informações detalhadas sobre os seus posts e seguidores em um formato de gráfico, incluindo dados como de onde são os seguidores, quais horários eles mais se engajam e assim por diante. Os usuários serão capazes de verificar dados demográficos do público com informações oferecidas por sexo e idade.
De acordo com a informação divulgada, o analytics do Instagram será mais realista, porque os dados fornecidos serão baseados em impressões, em vez de apenas likes. Isso oferece uma visão mais clara de quantos seguidores estão realmente se engajando com as publicações. Haverá também uma seção Insights que irá conter informações como impressões, cliques, site e pontos de dados de atividade do seguidor.
Embora esses recursos ainda não tenham sido confirmados pelo Instagram, podemos esperar uma nova atualização no futuro que traga essas novidades.
E você, utiliza o Instagram para seu negócio?

Facebook Live vai destacar partes mais importantes de um vídeo

Facebook Live vai destacar partes mais importantes de um vídeo

Um novo recurso lançando para os vídeos ao vivo do Facebook poderia torná-los muito mais interessantes, de acordo com um relatório da TechCrunch. O recurso permitirá que os usuários saltem diretamente para a parte interessante dos vídeos ao vivo que já ocorreram.
Outra novidade é que quando um vídeo ao vivo está sendo transmitido, os telespectadores podem reagir ao vídeo ou comentário. O Facebook vai usar essas reações para criar uma linha do tempo para o vídeo, que mostra quando os usuários ficaram animados, bravos, ou simplesmente gostaram do vídeo. O cronograma será sobreposto na barra de progresso de vídeo. Com essa informação, os usuários poderão pular para as partes do vídeo que são mais interessantes para eles.
Reprodução
Este recurso não é totalmente original. O Soundcloud tem oferecido algo semelhante, permitindo aos utilizadores verem os comentários de outras pessoas em diferentes pontos durante a reprodução da música. Claro, as pessoas não pode encontrar a “melhor” parte de uma música, mas podem ver quem reagiu com a música e quando.
O novo recurso pode ser uma faca de dois gumes. Enquanto isso poderia ajudar a tornar até mesmo fluxos amadores mais interessantes, ele também poderia afetar seriamente o fluxo e narrativa de um vídeo. Porém, faz sentido que o Facebook esteja adicionando mais recursos para os vídeos que são vistos depois de terem deixado de ser transmitidos. Segundo a empresa, dois terços das exibições de vídeo ao vivo terão lugar após a transmissão terminar.
O novo recurso está lançando para os usuários aos poucos, e o Facebook diz que o recurso permanecerá exclusivo para o vídeo ao vivo transmitido, e não para todos os vídeos no site.
E então, gostou da novidade?


Twitter reformula contagem dos 140 carateres

Twitter reformula contagem dos 140 carateres

O Twitter tem estado continuamente em evolução desde que começou a transformar o simples texto de 140 caracteres em um conteúdo rico que inclui fotos, vídeos, hashtags e GIFs. Isso significa que um usuário pode fazer muito em um tweet, mas quando ele adiciona uma foto, vídeo, link ou um nome de usuário em uma resposta, em seguida, ele perde o espaço necessário no limite de 140 caracteres limite. Com isso, o usuário deve acomodar de alguma forma a sua mensagem em caracteres limitados. Mas, isso vai mudar em breve. O Twitter vai rever a regra do limite de 140 caracteres, para que ele não mais consuma a mensagem de texto do usuário ao se colocar um conteúdo junto.
Algumas mudanças previstas são:
  • Quando um usuário responde um tweet, o @username deixará de ser considerado no cálculo dos 140 caracteres.
  • Sempre que um usuário insere fotos, vídeos, GIFs ou cita os tweets, estes meios não serão mais contados como caracteres dentro do tweet.
  • O botão de Retweet nos próprios tweets estará habilitado para que o usuário possa facilmente retuitar ou citar um tweet.
  • Os novos tweets que começam com um nome de usuário usando um @ irão atingir todos os seus seguidores. Assim, qualquer tweet que não for uma resposta ao tweet de outra pessoa e começam com um nome de usuário serão vistos por todos os seguidores.
Essas mudanças do Twitter têm sido destadas com desenvolvedores para que pudessem ser implantadas. Assim, podemos esperá-las em breve na plataforma.

Facebook começa a vender anúncios voltados para não-usuários

Facebook começa a vender anúncios voltados para não-usuários

Com mais de 1,6 bilhão de usuários ativos que compartilham uma série de informações pessoais através do seu serviço, o Facebook criou um negócio de publicidade formidável que permite às empresas aprofundarem em detalhes para criar publicidades orientadas para o público que se deseja atingir. Isso mudou o jogo para gerar interesse em sites, serviços, downloads de aplicativos ou realmente qualquer coisa online.
Enquanto a audiência de rede do Facebook permite estender-se para alcançar fora do Facebook, e permitir que os anunciantes encontrem os usuários do Facebook enquanto eles não estão dentro da rede social, o movimento sutil de hoje poderia entregar aos anunciantes o poder de alcançar ainda mais pessoas.
De acordo com o Wall Street Journal, o Facebook vai usar uma mistura de rastreamento de cookies, os seus próprios botões e plugins e outros dados para identificar os não-usuários em sites de terceiros. Adicionado a esses dados, o Facebook vai usar padrões dentro de sua base de usuários para fazer suposições sobre os não-usuários e ajudar a orientá-los com publicidade mais relevante.
Por exemplo, o motivo de eles estarem neste site particular, quais os interesses e hobbies possam ter, etc. Estes detalhes são essenciais para a replicação do anúncio do Facebook que alveja aqueles que não têm uma conta no Facebook. Se centenas de milhares de usuários do Facebook também visitaram um site e estão interessados ​​em um determinado tipo de produto, ou respondem bem a um tipo específico de marketing, o Facebook pode usar esse conhecimento para aumentar a relevância dos anúncios apontando para os não-usuários que visitaram esse site – tanto imediatamente quanto posteriormente, uma vez que os cookies irão segui-los.
O grande concorrente do Facebook no mercado global de anúncios é o Google. O gigante das buscas pode, sem dúvida, saber mais sobre os hábitos de navegação das pessoas. Mas desde que o Google falhou no social, ele nunca chegou aos usuários voluntariamente para preencher perfis completos de informações pessoais valiosas, o que já não é um problema para o Facebook.
Uma coisa é certa: a partir de agora, se você evitou ter uma conta no Facebook, ou saiu da rede social, não há como esconder – o Facebook vai encontrá-lo na internet.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Google oferece novas ferramentas para anúncios em buscas locais



O Google Maps em breve trará ofertas promocionais de negócios próximos junto com anúncios e permitirá que usuários naveguem em estoques de produtos e menus.
O Google, da Alphabet, disse nesta terça-feira que introduziria as novas ferramentas de publicidade em ambos o Google Maps e Google.com.
O Google Maps já permite que negócios anunciem as localizações de suas lojas baseados em palavras-chave para buscas. A nova ferramenta mostrará anúncios automaticamente para usuários junto com seus trajetos.
Quase um terço de todas as buscas móveis do Google estão relacionadas à localização, disse o vice-presidente sênior de publicidade e comércio do Google, Sridhar Ramaswamy, em uma mensagem em um blog.

Saraiva e Looke fecham parceria para oferecer conteúdo via streaming



A Saraiva e a Looke, plataforma brasileira de streaming, fecharam uma parceria para oferecer conteúdo via streaming. Juntas, as duas empresas irão disponibilizar mais de 12 mil vídeos para compra ou aluguel online. Também serão oferecidos pacotes de assinaturas mensais para os usuários.
Por meio do marketplae Shopping Saraiva, o cliente pode entrar em um hotsite customizado para a parceria com a Looke, onde terá acesso a todo sortimento disponível, entre filmes, séries, shows, desenhos e documentários.
“A Saraiva faz uma curadoria criteriosa na escolha dos parceiros para o Shopping Saraiva. Associamos nossa marca somente a empresas que são referência em suas áreas de atuação e que também compartilham de nossos valores, relacionados, principalmente, ao atendimento ao cliente”, conta Marcelo Ubríaco, vice-presidente da Saraiva.
“Ter um grande nome como a Saraiva como parceira é um privilégio”, complementa o diretor de Business Affairs do Looke, Luiz Guimarães. “Nossa plataforma está crescendo cada vez mais e essa parceria vem para reafirmar a importância de nosso serviço no cenário brasileiro do streaming. Temos orgulho de sermos uma empresa brasileira capaz de gerar parcerias valiosas com outras empresas de nosso país”.

A importância do branding em tempos de crise




O rio segue a corrente. Em época de crise econômica, o marketing é uma das primeiras áreas a sofrer cortes de investimento. Na contramão da correnteza, o branding – gestão ou posicionamento de marca - mostra-se como um investimento seguro para estruturar a construção da marca ao sustentar os valores mais tangíveis, exatamente o que os consumidores buscam na hora de gerenciar o orçamento pessoal para definir prioridades.

Ao evidenciar os diferenciais de uma marca ou produto, o branding pode garantir a sobrevivência e sustentabilidade de empresas e marcas em momentos críticos para a economia. É ele quem inspira uma personificação à marca, gerando uma relação interpessoal, de credibilidade e confiança e, consequentemente, objeto de desejo dos consumidores.

Um movimento muito frequente durante tempos de crise é o redirecionamento de investimento publicitário. Visando retornos rápidos, os anunciantes acabam por cortar gastos com branding e redirecionar para performance. A decisão acaba sendo considerada precipitada por algumas razões. A mais determinante deve-se ao fato do anunciante desejar um retorno rápido sem, de fato, investir-se na construção ou manutenção dos valores da marca.

Nesses períodos críticos vemos também consumidores nadando na correnteza para gerenciar melhor os gastos e comprar produtos que oferecem maior valor agregado, ao invés de se deixarem levar por compras por impulso. Por esse motivo, a estratégia de redirecionar todo investimento para performance, sem dar o valor merecido ao branding pode ser uma cilada para as marcas.

Outro fator observado em momentos de economia fraca é o redirecionamento da verba do offline para o online. Nesse cenário, novas mídias digitais ganham espaço com propostas que unem ofertas fortes de branding com um alinhamento de performance, como é o caso do vídeo online. Nesse formato, os anunciantes têm a oportunidade de trabalhar uma estratégia robusta de reputação e conceito da marca, alinhada com ferramentas que impulsionam vendas.

Como exemplo de marcas que perceberam essa oportunidade e reforçaram a estratégia de branding em momentos críticos, temos a Apple. Em outubro de 2001, logo após o fatídico 11 de setembro, a empresa ousou ao investir pesadamente em branding para o lançamento do iPod, novo produto com preço altíssimo para uma época de recessão. Como diferencial, apostou em inovação: pela primeira vez as pessoas poderiam levar milhares de músicas em seus bolsos.

A Renault Clio é outro exemplo que comprovou a efetividade do branding. Para reverter o impacto da crise da Guerra do Golfo e os prejuízos causados para além das fronteiras dos EUA, a montadora francesa apostou no branding para lançar o primeiro modelo Renault Clio, apoiado pela campanha Papa & Nicole. A campanha fez muito sucesso e ganhou várias versões entre os anos 1991 e 1998. Em dois anos, o Renault Clio subiu do nono para o quarto lugar no ranking de vendas europeu.

Ao considerarmos que a performance é um modelo de compra por impulso, que incentiva a geração de leads, podemos dizer que em momentos de economia estagnada ela acaba sofrendo redução. Isso deve-se justamente à necessidade de contenção de gastos por parte dos consumidores.

Contudo, em tempos de crise, as marcas podem aproveitar a oportunidade de se diferenciarem no mercado e criar uma distância segura no futuro em relação aos concorrentes. Dessa forma, o branding apresenta-se não somente como uma estratégia de investimento a longo prazo ou para reverter o posicionamento da marca em momentos de crise, mas principalmente como uma alternativa segura e que fortalece os atributos da marca no mercado.

Quais são os pilares para um bom plano de marketing digital?



Um plano de marketing bem estruturado é um aliado indispensável no alcance dos objetivos da empresa. É importante documentar todas as ações estratégicas que serão necessárias para atingir os resultados esperados. Afinal, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Sem esse planejamento, muitas empresas se perdem pelo caminho e suas táticas podem resultar em erros desastrosos.
Para evitar o desperdício de tempo e dinheiro, a seguir, apresentaremos os principais aspectos que todo plano de marketing digital deve ter.
O primeiro passo é realizar o diagnóstico de marketing
O diagnóstico de marketing consiste em averiguar e coletar dados das estratégias executadas anteriormente. É fundamental compreender, através dessas informações, quais ações foram realizadas e quais os resultados alcançados. Ao identificar as estratégias bem-sucedidas e o que não deu certo, a empresa consegue distinguir quais as melhores táticas para apostar no alvo correto. Desse modo, a marca não perde tempo com ações que não trazem resultados assertivos para o negócio.
Vejamos um exemplo: se uma empresa investiu há alguns meses em anúncios no Google Adwords e não obteve um retorno satisfatório, é possível identificar que as palavras-chave utilizadas nas campanhas não são apropriadas. Essa informação é fundamental para criar as estratégias posteriormente e evitar que a empresa perca mais dinheiro.
Avaliar a concorrência é fundamental para ter um plano de marketing digital de sucesso
O benchmarking é um método muito utilizado para analisar os concorrentes e retirar o melhor de cada um. A partir dessa pesquisa, será possível avaliar quais são os pontos positivos que podem ser aperfeiçoados e adaptados ao seu negócio.
É importante ressaltar que não se trata de copiar estratégias, mas de torná-las ainda melhores para se destacar no mercado. Nessa busca, você pode descobrir que os concorrentes não possuem blog, tampouco produzem um conteúdo relevante e, a partir disso, o seu negócio pode implementar como estratégia o marketing de conteúdo, por exemplo.
Defina a sua persona
Um dos maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um plano de marketing digital é o conhecimento sobre público-alvo. Investigar todas as informações demográficas e, sobretudo, comportamentais é de suma importância para conquistar resultados positivos com as suas estratégias.
Mute
Loaded: 0%
Progress: 0%
Remaining Time
-0:00
Antigamente, as informações superficiais sobre o seu público eram suficientes para embasar as ações de marketing, no entanto, hoje, o cenário é totalmente diferente. Para garantir que as suas ações sejam eficazes é preciso criar uma persona. Ou seja, entrevistar os melhores clientes e observar as características em comum, para criar um personagem que represente o seu cliente ideal.
A sua persona deve ser o centro de qualquer esforço de marketing. Por isso, entenda o seu perfil, os seus problemas e principais objetivos. Quando a empresa fala a língua do seu público, com certeza, as suas chances de gerar negócios são muito maiores.
Identifique quais são os objetivos da empresa
Para que um planejamento de marketing digital seja efetivo, a empresa precisa saber o que deseja alcançar através dele. Por meio dos objetivos é que o melhor caminho será traçado para atingi-los.
Se a empresa identifica que reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) é um objetivo importante, no momento de definir as estratégias, será mais fácil identificar qual a tática mais eficiente para cumprir esse propósito, como investir em táticas de inbound marketing, por exemplo.
Crie estratégias infalíveis para o seu planejamento
As estratégias representam as ações necessárias para a conquista dos objetivos traçados anteriormente. Nesse momento, a empresa precisa avaliar quais atitudes serão mais eficientes.
Caso um dos objetivos seja aumentar o reconhecimento de marca, a empresa pode optar por participar das redes sociais como estratégia de branding. Mas se a empresa também pretende fidelizar os seus clientes e atrair novos, a produção de conteúdo é uma excelente tática. Sendo assim, esteja atento aos objetivos na construção das estratégias.
Defina metas realistas
Outro ponto fundamental é a definição de metas, isto é, transformar os objetivos em números e prazos. Isso funciona muito bem para que as ações estratégicas não fiquem apenas no papel.
Para um objetivo relacionado ao aumento das vendas, a empresa pode colocar como meta atrair 10 novos clientes em um ano, através do inbound marketing, por exemplo.
Identifique as métricas apropriadas para medir as suas ações
Diante de tantas possibilidades para mensurar as ações no ambiente digital, é comum muitas empresas se confundirem na definição das métricas mais relevantes. É importante considerar que nem todas as ferramentas disponíveis são eficientes para medir o sucesso das suas ações.
Para mensurar se o reconhecimento de marca tem aumentado, os números das interações nas redes sociais podem ser os indicadores de resultados mais apropriados.
Crie um cronograma de atividades
Se não houver um cronograma de atividades bem organizado, as tarefas não serão realizadas. De nada adianta definir objetivos, metas e estratégias se não há previsão para a execução das ações. Por isso, reúna em um arquivo informações sobre quem será o responsável pelo cumprimento de cada ação, o prazo mais adequado para finalizá-las, os recursos necessários e qual o status das tarefas. Dessa forma, o processo de execução das estratégias acontece de forma mais eficiente e fica mais fácil avaliar o que deu certo.
Mensure e avalie a sua performance
É muito importante definir uma periodicidade para rever o seu plano e observar os resultados alcançados. Somente através dessa avaliação é possível identificar se é preciso atualizar informações, aprimorar estratégias ou mudar o foco de alguns objetivos, por exemplo.
Analisar os resultados é indispensável para descobrir se a empresa está no caminho certo na conquista dos seus objetivos. Embora pareça um procedimento desnecessário, muitas marcas cometem erros terríveis por não avaliarem a sua performance no universo online. Principalmente com relação ao ROI (retorno sobre o investimento) essa análise se torna obrigatória para comprovar que o marketing digital é uma das estratégias mais lucrativas para fidelizar e atrair clientes, especialmente no contexto econômico atual.
Diego Carmona - Especialista em Marketing Digital