Com mais de 1,6 bilhão de usuários ativos que compartilham uma série de informações pessoais através do seu serviço, o Facebook criou um negócio de publicidade formidável que permite às empresas aprofundarem em detalhes para criar publicidades orientadas para o público que se deseja atingir. Isso mudou o jogo para gerar interesse em sites, serviços, downloads de aplicativos ou realmente qualquer coisa online.
Enquanto a audiência de rede do Facebook permite estender-se para alcançar fora do Facebook, e permitir que os anunciantes encontrem os usuários do Facebook enquanto eles não estão dentro da rede social, o movimento sutil de hoje poderia entregar aos anunciantes o poder de alcançar ainda mais pessoas.
De acordo com o Wall Street Journal, o Facebook vai usar uma mistura de rastreamento de cookies, os seus próprios botões e plugins e outros dados para identificar os não-usuários em sites de terceiros. Adicionado a esses dados, o Facebook vai usar padrões dentro de sua base de usuários para fazer suposições sobre os não-usuários e ajudar a orientá-los com publicidade mais relevante.
Por exemplo, o motivo de eles estarem neste site particular, quais os interesses e hobbies possam ter, etc. Estes detalhes são essenciais para a replicação do anúncio do Facebook que alveja aqueles que não têm uma conta no Facebook. Se centenas de milhares de usuários do Facebook também visitaram um site e estão interessados em um determinado tipo de produto, ou respondem bem a um tipo específico de marketing, o Facebook pode usar esse conhecimento para aumentar a relevância dos anúncios apontando para os não-usuários que visitaram esse site – tanto imediatamente quanto posteriormente, uma vez que os cookies irão segui-los.
O grande concorrente do Facebook no mercado global de anúncios é o Google. O gigante das buscas pode, sem dúvida, saber mais sobre os hábitos de navegação das pessoas. Mas desde que o Google falhou no social, ele nunca chegou aos usuários voluntariamente para preencher perfis completos de informações pessoais valiosas, o que já não é um problema para o Facebook.
Uma coisa é certa: a partir de agora, se você evitou ter uma conta no Facebook, ou saiu da rede social, não há como esconder – o Facebook vai encontrá-lo na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário