Não importa se dizem que o Twitter está perdendo o número de usuários, algumas empresas insistem em ter um perfil na rede social - e elas estão fazendo isso dar certo.
O site Manage Flitter listou três companhias que fazem sucesso na rede social de 140 caracteres - seja por meio de abordagem mais íntima com seus consumidores ou por manter seu conteúdo de forma mais organizada. Confira a lista:
1. Dell
A estratégia da empresa é ter variadas contas, para diferentes objetivos. Por exemplo, a conta principal, @Dell, é uma mistura de citações, links para blogs, promoções e questões que aumentam o engajamento do consumidor. Entretanto, para aquelas pessoas que querem exclusivamente receber os tweets da empresa falando sobre promoções, pode seguir o @DellOutlet. Já a conta@DellCares e @DellCaresPRO são focadas em oferecer dicas para resolver pequenos problemas e está sempre disponível para responder as perguntas dos consumidores. O diferencial da @DellOutletPRO é que essa conta é destinada para clientes executivos e empresários, focando a solução de problemas para esse público.
2. Clover Food
Com mais de 6 mil seguidores, o restaurante e caminhão de comida (do original food truck: uma espécie de lanchonete que eventualmente muda de local de atendimento, prática comum nos Estados Unidos) Clover Food em Boston é um exemplo de como pequenos negócios podem se beneficiar da rede social. Através da conta @cloverfoodtruck, a rede mantém os clientes informados acerca do cardápio especial, mudanças nos horários e faz sorteios.
3. Arena Flowers
A floricultura Arena Flowers não se leva a sério, pelo menos no Twitter. A conta @ArenaFlowersconsiste em falar sobre fatos estranhos, comentários engraçados, evitando muitos tweets de auto-promoção. Por enquanto a estratégia da empresa está dando certo: são mais de 18 mil seguidores na conta.
Movidos por esta lista, criamos uma outra, dessa vez com os perfis brasileiros de empresas que estão dando certo. Confira:
1. Pontofrio
Uma das empresas que virou instituição de humor marketeiro no Twitter. O @Pontofrio não deixa nada passar em branco: responde aos usuários e utiliza sempre os sucessos da internet para chamar atenção dos consumidores. Se não vendem, pelo menos ganham um retweet.
2. Netflix Brasil
O perfil brasileiro da empresa faz piadas com os filmes e séries do catálogo disponível para o público - e está sempre acompanhado do link para ver o mesmo. Através do Twitter, o @NetflixBrasil criou um relacionamento mais próximo com os consumidores e ainda interage com outras empresas; tudo com bom humor e sarcasmo habituais.
3. Itaú
O banco aposta na interação de forma direta com o cliente, além de postar curiosidades e virais da internet. O bom humor é uma constante nos tweets da conta @itau, que estão sempre replicando quem os cita na rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário