Saber satisfazer o seu público-alvo com o melhor produto ou serviço é uma das estratégias básicas do marketing. A máxima é aplicada quando se quer lançar uma marca nova no mercado, atrair eleitores e até quando o que se quer “vender” como ideia é o amor de Deus e a fé.
O marketing católico pode utilizar todas as ferramentas tradicionais para atender às necessidades dos fiéis desde que seja coerente com o que prega, segundo Kater Filho, fundador do Instituto Brasileiro Marketing Católico (IBMC), consultor de marketing e teólogo. Ele é um dos organizadores do 18º Encontro de Marketing Católico, que acontecerá de 6 a 9 de maio em Fortaleza. O tema deste ano é “Seja-vos feito segundo a vossa fé”
“Marketing não é venda e nem propaganda enganosa. É atender às necessidades do fiel”, destacou. As estratégias vêm evoluindo para comunicar alguns dos pilares da fé católica, como salvação, reconciliação. “Nós apresentamos a salvação e vendemos a um preço que ninguém tem: de graça”, disse Kater Filho.
Para o professor de Gestão de Marcas e Marketing estratégico da ESPM-SP, Marcos Bedendo, as ferramentas são sempre as mesmas para divulgar qualquer tipo de negócio. A escolha depende dos ideais, dos objetivos de cada instituição. Para uma estratégia eficiente, segundo Bedendo, é preciso “definir o público e entender qual mensagem é mais pertinente pra ele”. É necessário ainda investir em pesquisas que definam as estratégias e analisem a viabilidade delas.
Prática
Promover a fé, mostrando as características positivas do ser cristão católico é um dos objetivos. Algumas figuras da Igreja conseguem isso com sua própria imagem e seu comportamento, como papa Francisco e os padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo, segundo Kater Filho.
Com seu carisma, os sacerdotes conseguem inclusive levantar fundos para a instituição.De acordo com ele, as oito redes de televisão católicas na programação, poderiam ser melhor aproveitadas para falar sobre a fé. Entre as emissoras, ele destacou Rede Vida, Canção Nova, Aparecida, Século XXI. “Temos hardquare, mas não software. Temos um bom conteúdo, mas ainda mal apresentado”, analisou.
Fonte: http://www.opovo.com.br
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