Realizada pela BrandZ, lista dos dez primeiros contam com empresas de tecnologia, telecomunicações, bebidas, fasto food, cartão de crédito e cigarro.
O setor de tecnologia mantém o domínio absoluto quando o assunto é valor das marcas. Apple, Google e IBM, respectivamente, ficaram na liderança do ranking "100 Marcas mais Valiosas do Mundo" da BrandZ™, encomendado pela WPP e realizado pela Millward Brown Optimor.
A Apple mantém a liderança do ranking em relação a 2012 e aumentou em 1% o valor da sua marca atingindo US$ 185 bilhões. A Google também mostrou crescimento e ultrapassou a IBM no comparativo de 2012. A marca chegou ao valor de mercado de US$ 113.669 bilhões ( A IBM caiu 3% e ficou com US$ 112.536 bilhões).
No total, o valor combinado das 100 Melhores Marcas apresentou um aumento de 77% desde 2006 e valem agora US$2,6 trilhões. Apesar de não estarem entre os dez primeiros, os produtores de bebidas alcoólicas apresentaram rápido crescimento: A cerveja, bebida alcoólica mais consumida do mundo, foi a categoria de maior crescimento na classificação deste ano. As 10 principais marcas de cerveja apresentaram crescimento de +36% e combinadas valem agora $63 bilhões. O setor beneficiou-se do aumento das vendas na América Latina e na China.
De acordo com David Roth, CEO da The Store da WPP, "o destaque do ranking deste ano é o retorno sobre o investimento que as marcas trazem para as empresas. Mostra que as marcas fortes geram um crescimento da parcela de mercado e do lucro por permitirem um sobrepreço e um retorno maior para os acionistas".
Eileen Campbell, CEO global da Millward Brown, empresa de pesquisa de marcas, acrescentou: "A valorização da marca e outras medidas que mostram retorno sobre o investimento de marketing dão aos marqueteiros um voz mais forte nos conselhos das empresas, garantindo que o marketing seja melhor compreendido e considerado como um elemento fundamental para o sucesso comercial e financeiro".
Posição em 2013 |
Categoria
|
Marca
|
Valor da marca 2013 (US$M)
|
Mudança no valor da marca
|
Posição em 2012
|
1
|
Tecnologia
|
Apple
|
185.071
|
+1%
|
1
|
2
|
Tecnologia
|
Google
|
113.669
|
+5%
|
3
|
3
|
Tecnologia
|
IBM
|
112.536
|
-3%
|
2
|
4
|
Fast Food
|
McDonald's
|
90.256
|
-5%
|
4
|
5
|
Bebidas não alcoólicas
|
Coca-Cola
|
78.415
|
+6%
|
6
|
6
|
Telecomunicações
|
AT&T
|
75.507
|
+10%
|
8
|
7
|
Tecnologia
|
Microsoft
|
69.814
|
-9%
|
5
|
8
|
Cigarro
|
Marlboro
|
69.383
|
-6%
|
7
|
9
|
Cartões de crédito
|
Visa
|
56.060
|
+46%
|
15
|
10
|
Telecomunicações
|
China Mobile
|
55.368
|
+18%
|
10
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário